Projeto Elos de Proteção leva estudantes para visita guiada à Casa da Criança e do Adolescente em Fortaleza

Iniciativa de TdH Brasil busca fortalecer o conhecimento de adolescentes sobre o enfrentamento à violência sexual e o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos.

Na última terça-feira (16), o Projeto Elos de Proteção, executado pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil com apoio da Kindernothilfe (KNH), realizou uma visita guiada à Casa da Criança e do Adolescente de Fortaleza com estudantes das escolas municipais Maria Felício Lopes e Godofredo de Castro Filho.

A atividade teve como propósito aproximar adolescentes e jovens dos espaços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Enfrentamento ao Abuso Sexual, promovendo a multiplicação de informações e fortalecendo a participação significativa dos estudantes.

Durante a visita, cerca de 30 alunos conheceram os principais equipamentos que integram o complexo, incluindo a Delegacia, Ministério Público, Defensoria e Promotoria. A ação buscou mostrar como funciona o fluxo de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violências que chegam à Casa da Criança.

De acordo com Josiberto Sousa, assessor técnico do projeto, “o objetivo é fazer com que crianças e adolescentes compreendam que esses espaços existem para garantir a proteção e a defesa de seus direitos”.

Os próprios estudantes destacaram a importância da experiência. Para Isa, de 14 anos, “a experiência com o projeto está sendo muito boa, estou aprendendo coisas novas sobre todos os tipos de violência e como me proteger, e me sinto preparada para repassar isso para outras pessoas”. Já Jessica Luiza, também de 14 anos, afirmou: “o projeto é de extrema importância. Aqui aprendi bastante, e caso eu conheça alguém que sofra violência, agora sei como funcionam os procedimentos”.

O Projeto Elos de Proteção atua com ações de identificação, prevenção e proteção de adolescentes contra a violência sexual, incentivando o protagonismo juvenil na defesa dos direitos.