Visando oferecer aportes teóricos e práticos para profissionais de diversas áreas, durante os dias 06, 07,08, 09 e 13 de maio, de 13h à 17h, o Instituto Terre des Hommes Brasil e a Defensoria Pública do Estado do Ceará promoveram o Curso Introdutório de Justiça Restaurativa. O encontro ocorreu na Escola Superior de Defensoria Pública do Estado do Ceará e contou com a facilitação da Assessora Técnica de TdH, Renata Araújo.
O Curso Introdutório de Justiça Restaurativa contou como público alvo defensores, colaboradores, estagiários, integrantes do Sistema de Justiça e de garantia de direitos. A formação buscou contribuir para a implementação e difusão do enfoque restaurativo no atendimento de adolescentes envolvidos em situações de conflito, violência e ato infracional, bem como a promoção do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos do Ceará por meio de procedimentos e técnicas da Justiça Restaurativa.
Para Renata Araújo, Assessora Técnica de TdH, um dos principais resultados da formação é a difusão do paradigma restaurativo nos diversos contextos em que os participantes atuam. “Há profissionais que atuam em áreas distintas como educação, socioeducativo, justiça juvenil e criminal, além de atores do sistema de garantia de direitos e assistência social. Temos explorado bastante o uso do enfoque restaurativo para que os participantes possam ter uma atuação profissional baseada nos pilares, valores e princípios da JR. Seja na perspectiva da prevenção ou diante de intervenções em situações de conflito, violência, crime ou atos infracionais”, destacou Renata.
Já Érica Albuquerque, Defensora Pública e Supervisora do Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará (CJR), acredita que “O curso Introdutório atua para a difusão da Justiça Restaurativa, contribuindo para mudança de paradigma no seio social e nas instituições”, comentou.