Na última quarta-feira, 15, ocorreu, na sede do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, o terceiro encontro voltado para a construção da política de igualdade racial da instituição. Parte da equipe da TdH Brasil se reuniu utilizando a metodologia de círculos de diálogos de construção de paz para discutir questões raciais de forma aprofundada e colaborativa.
Além dos membros da equipe da TdH, jovens integrantes dos projetos Elos de Proteção e Saúde Ambiental, foram convidados para participarem deste encontro. A inclusão desses jovens teve como objetivo fortalecer internamente o movimento e garantir a diversidade de opiniões sobre a implementação da política de igualdade racial. As contribuições foram consideradas essenciais para enriquecer o debate e assegurar que a política seja abrangente e representativa das diversas vozes da comunidade.
A Assessora Técnica de TdH Brasil, Renata Araújo, ressaltou acerca da metodologia utilizada, assim como a importância do momento. “O círculo de construção de paz estabelece um espaço seguro de fala sobre temas sensíveis. Por esse motivo, consideramos adequado promover esse círculo. Foi uma oportunidade única para promover o encontro entre colaboradores de TdH, adolescentes e jovens”, disse.
A partir do compartilhamento de histórias e das vivências relacionadas à temática, foi possível pensar ações concretas para a construção da política de igualdade racial de TdH.
Este terceiro encontro reflete o compromisso contínuo da TdH Brasil em promover a igualdade racial e a inclusão dentro de suas práticas institucionais. Através desses diálogos, a instituição busca construir uma política sólida e eficaz que reflita os valores de justiça e igualdade.