Com o propósito de promover a justiça restaurativa como uma ferramenta transformadora de resolução de conflitos, tanto no ambiente escolar quanto em instituições públicas, entre os dias 16 e 20 de setembro, o Instituto Terre des Hommes Brasil realizou mais uma formação de facilitadores em Justiça Restaurativa no estado do Amapá.
Em parceria com o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Educação do Amapá, a atividade busca fortalecer a cultura de paz no estado.A capacitação de facilitadores promove práticas que incentivam o diálogo, a empatia e a corresponsabilidade nas relações sociais das comunidades locais.
A instrutora desta formação, Profa. Me. Jessica Paixão, destacou o impacto positivo da ação. “Foi uma turma bem diversa, isso é muito importante. Vivemos algo transformador. As pessoas se conectam de forma profunda, trazendo suas vivências e participando ativamente das práticas. Não ficamos apenas na teoria, utilizamos metodologias ativas que foram muito bem recebidas pelos participantes. Houve relatos dos alunos dizendo que a formação realizada por TdH contribuiu não só para o aspecto profissional, mas para toda vida. Ouvir isso de um grupo de professores preparados e experientes é muito significativo”, comentou.