Semana Restaurativa 2024: Paz com a Terra – construindo sustentabilidade em tempos de emergência climática

Com o tema “Paz com a Terra”, a campanha mobiliza diálogos, círculos restaurativos e ações em todo o Brasil, destacando a importância da sustentabilidade e da justiça climática. (Foto/Divulgação: Círculos em Movimento)

A Rede de Círculos em Movimento, realiza, durante os dias 18 a 23 de novembro, a Semana Restaurativa 2024. Com o tema, “Paz com a Terra: construindo sustentabilidade em tempos de emergência climática”, a campanha tem por objetivo contribuir para a difusão e promoção da Justiça Restaurativa (JR) no Brasil e incentivar o diálogo sobre a importância da sustentabilidade e a construção de um planeta mais justo para as presentes e futuras gerações.

A programação da Semana Restaurativa 2024 inclui rodas de conversa, círculos restaurativos, oficinas e debates em todo o Brasil. No Ceará, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, como parceiro do projeto, vem mobilizando espaços de discussão e ação em escolas, comunidades e instituições parceiras, enfatizando como a escuta ativa e o diálogo são ferramentas fundamentais para garantir direitos e fortalecer vínculos.

“A justiça restaurativa é um instrumento poderoso de mudança social. Não se trata apenas de resolver conflitos, mas de transformar a maneira como nos relacionamos e construímos comunidades mais justas e empáticas. Participar da Semana Restaurativa é reafirmar o compromisso do Instituto com uma cultura de paz e justiça no Brasil,” ressalta Renato Pedrosa, presidente de TdH Brasil.

Campanha 2024

Os eventos climáticos que vivenciamos recentemente mostram que precisamos fazer as pazes com a Terra. Para que isso aconteça, é preciso aprender mais sobre sustentabilidade. A equação crescimento econômico + justiça social + proteção ambiental tem sido vista como a melhor tradução de sustentabilidade. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) acrescentaram um novo elemento ao conceito: paz e instituições justas. Sustentabilidade pressupõe o equilíbrio entre esses quatro elementos, considerando as necessidades das presentes e futuras gerações.

As mudanças climáticas que temos observado na atualidade nos colocam em estado de alerta. Elas afetam a todos, mas não de forma igual. Impactam desproporcionalmente indivíduos e grupos mais vulnerabilizados, seja eles humanos ou não humanos. Mostram a correlação entre o desenvolvimento, a injustiça social, o aumento das taxas de violência e a degradação ambiental. Então, é necessário termos um olhar global para a questão climática e entendermos que se trata de um problema social, econômico, político, ecológico e até mesmo espiritual, que passa pela necessidade de mudanças nas escalas individual, coletiva e institucional, assim como nos relacionamentos humanos e nas interações com o Mundo Natural.

Preparação para 2025

A Semana Restaurativa deste ano marca o início de um movimento que promete crescer em 2025, o debate sobre sustentabilidade se manterá em pauta na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil discutem ações para combater o problema.

O evento será realizado em Belém, no Pará, em novembro de 2025. Os principais debates da edição irão girar em torno da redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, preservação de florestas e biodiversidade, Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Faça parte desse movimento! Convidamos você a realizar um círculo de construção de paz com o tema “Paz com a Terra: construindo sustentabilidade em tempos de emergência climática”. Acompanhe o site Círculos em Movimento e registre o seu círculo. Vamos juntos plantar essa semente de restauração e transformação com a Terra!

MAIS POSTS