Rede Reaver inicia GT focado na capacitação e sustentabilidade para os jovens no Nordeste

Foto: TdH

Com o propósito de desenvolver, planejar e implementar programas e iniciativas de treinamento e capacitação, a fim de definir um planejamento com os jovens da Rede Reaver, ocorreu, neste sábado (08), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Formação da Reaver.

O foco foi trabalhar, juntamente com os jovens, as ações formativas prioritárias para 2024, fortalecendo a missão socioambiental da Reaver Fortaleza.

Durante o encontro, ficou definido que os temas prioritários serão a produção de formações sobre temas relacionados ao racismo ambiental, educação ambiental, identidade de gênero, desenvolvimento sustentável, participação de mulheres no combate às mudanças climáticas, assim como os desafios e soluções para o consumo consciente. A intenção é realizar também oficinas dinâmicas sobre construção de jogos ecólogos e pedagógicos e educomunicação nos espaços públicos.

Tamiris Cristina, integrante do coletivo Meraki do Gueto e da Rede Reaver, comentou que a reunião de formação foi extremamente produtiva e inspiradora. “Ver que todos estão sincronizados e comprometidos em buscar soluções para os desafios climáticos que enfrentamos é muito importante para o amadurecimento do coletivo. As ideias apresentadas foram inovadoras e práticas, o que me dá bastante entusiasmo de continuar fazendo parte desse projeto”, disse.

Já para o jovem João Marlon da Silva, “Foi muito legal, a gente trouxe novas ideias e pensamentos. E o mais legal é que são pessoas diferentes, com pensamentos diferentes e juntos tivemos uma sincronia muito boa. Estar participando desse movimento vai agregar ao nosso conhecimento e ao conhecimentos da Rede. É uma troca de experiências que a gente trás. Esta sendo muito legal conhecer sobre a pauta ambiental, cada vez mais quero estar fazendo parte da rede”, comentou.

A técnica em saúde ambiental, Ana Patrícia, comentou o quanto é importante ter esse momento de escuta com a juventude. “É valioso e potente, pois os jovens trazem criatividade e novas abordagens de uma forma leve e descontraída. É uma construção e fortalecimento de educação ambiental tornando mais potente a luta por um meio ambiente saudável”, ressaltou.

Esta é mais uma etapa que marca o calendário de ações da Rede Reaver. O primeiro passo ocorreu durante o acampamento ambiental, que contou com a presença de quase 60 jovens de Fortaleza, Caucaia e Aracati, engajados em causas sociais com foco no meio ambiente. Em março, no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, foi realizado o lançamento oficial da Rede Reaver. Logo em seguida, no mês de abril, os jovens se reuniram para articular e definir ações para em 2024, logo em seguida, foi definido cada eixo da Rede e estabelecido grupos de trabalho para debater assuntos prioritários, a fim de viabilizar um nordeste mais sustentável.

A Reaver é fruto do projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil”, realizado pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, com apoio da Kindernothilfe (KNH) e do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O projeto realizado pelo instituto foi iniciado em agosto de 2023 e se estende até o início de 2027.   

MAIS POSTS