Vozes ativas: Juventudes do RN participam de mesa de diálogos no Parque das Dunas

No último sábado (7), o Parque das Dunas, em Natal (RN), foi espaço de escuta, denúncia e construção coletiva. A Reaver Rio Grande do Norte, para encerrar a Semana do Meio Ambiente, marcou presença na mesa de diálogos “Comunidade ambiental, juventudes e justiça climática: vozes que emergem em meio à crise no RN”, promovida pelo Coletivo Comunidade Ambiental — integrante da Rede Reaver no estado.

Realizada no auditório Tocandira, a atividade reuniu adolescentes, jovens, ativistas ambientais e representantes do poder público para refletir sobre os impactos da crise climática no território potiguar, especialmente nas comunidades mais vulnerabilizadas. O debate contou com a participação do assessor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Lucas Fagundes, que ouviu as pautas apresentadas pelas juventudes e dialogou sobre caminhos possíveis para uma política ambiental mais justa e inclusiva.

“O debate abordou pontos importantes sobre o encontro, as questões ambientais e a relação com a política. Foi um espaço onde todos puderam expressar seus pontos de vista e trocar ideias. Saímos dali com mais conhecimento, fortalecimento coletivo e vontade de seguir na luta por justiça climática.” — Maxuell, integrante da Reaver Rio Grande do Norte

Em um cenário de emergência climática cada vez mais visível no estado — com enchentes, deslizamentos, insegurança alimentar e falta de políticas públicas efetivas —, os participantes reforçaram que a justiça climática precisa considerar desigualdades históricas e sociais, e colocar no centro do debate os territórios periféricos e os povos que historicamente resistem.