
O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) foi selecionado como uma das organizações brasileiras a integrar o Terceiro Diálogo entre Organizações da Sociedade Civil e a ONU sobre Construção da Paz, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, o encontro reúne organizações mundiais comprometidas na busca por caminhos coletivos para a paz, especialmente em territórios marcados por desigualdades e violências. O tema central deste ano de 2025 é “Operacionalizando uma Abordagem de Sistema Integrado para a Construção e Sustentação da Paz”, com enfoque transversal nas agendas Mulheres, Paz e Segurança (MPS) e Juventude, Paz e Segurança (JPS).
Renato Pedrosa, presidente de TdH Brasil, reforça o reconhecimento internacional aos mais de 40 anos de atuação da organização na promoção dos direitos de crianças, adolescentes. “Participar deste espaço é algo muito gratificante, pois reafirma nosso compromisso em colocar crianças, adolescentes e comunidades no centro das decisões. Representa também continuidade, responsabilidade e o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Brasil ao longo dessas décadas”, destaca Pedrosa.
O Terceiro Diálogo entre Organizações da Sociedade Civil e a ONU tem como propósito fortalecer iniciativas de construção e sustentação da paz em diferentes regiões do mundo, buscando criar ações que conectem paz, direitos humanos, desenvolvimento e ação humanitária, além de reforçar o papel da sociedade civil na comunidade internacional de paz.
Sobre o Instituto Terre des Hommes Brasil
O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) é uma organização da sociedade civil com mais de 40 anos dedicados à promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Com atuação baseada em valores como respeito, engajamento e participação, o Instituto desenvolve metodologias e ações que fortalecem competências, potencialidades e o protagonismo infantojuvenil, sempre alinhado ao ECA, ao Sinase e à Convenção sobre os Direitos da Criança.
Desde a década de 80, TdH Brasil é reconhecida nacionalmente por suas atuações em áreas como enfrentamento à seca no Ceará, o cuidado às pessoas em situação de rua, fortalecimento da convivência familiar e comunitária, combate ao trabalho infantil e a violência sexual e o incentivo à educação ambiental pela justiça climática. Também é referência em Justiça Juvenil Restaurativa, mediação de conflitos e práticas socioeducativas. Atualmente, com sede em Fortaleza (CE), desenvolve projetos em diferentes regiões do país.