TdH Brasil integra delegação brasileira na COP 30

Participação reforça o compromisso do Instituto Terre des Hommes Brasil com os direitos sociais, ambientais e na participação de crianças, adolescentes e jovens nas decisões globais sobre o clima.

O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) foi uma das organizações da sociedade civil selecionadas pelo Governo Federal para integrar a delegação oficial do Brasil na COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o principal espaço de debate global sobre as transformações ambientais e políticas necessárias para enfrentar a crise climática, reunindo países, organizações e movimentos sociais em busca de soluções sustentáveis e justas para o planeta.

Para integrar a delegação, TdH Brasil participou de um processo seletivo por meio de edital público, conduzido pelo Governo Federal, que contou com ampla concorrência de organizações de todo o país. A escolha evidencia o reconhecimento da contribuição do Instituto na promoção dos direitos sociais e ambientais, e na articulação de crianças, adolescentes e jovens em torno da agenda da justiça climática.

A delegação brasileira terá acesso à Zona Azul, ambiente sob responsabilidade da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões técnicas e eventos paralelos entre governos, especialistas e organizações.

“Essa é uma oportunidade de representar a sociedade civil e contribuir com perspectivas vindas dos territórios, das juventudes e das comunidades que vivenciam, cotidianamente, os efeitos das mudanças climáticas.”, comenta Renato Pedrosa, presidente de TdH Brasil. A participação na COP 30 é uma conquista que atravessa a trajetória da instituição.

Além da presença institucional, a Rede Reaver – formada por adolescentes e jovens articulados em torno da pauta da justiça climática – também estará presente em Belém. Integrantes do Ceará e do Rio Grande do Norte irão participar da COP30 e da Cúpula dos Povos, evento este que reúne movimentos sociais, povos tradicionais, organizações e coletivos do Brasil e do mundo em defesa de um futuro mais justo e ambientalmente equilibrado.

Conheça o Projeto Saúde Ambiental

A crise climática atinge de forma desigual as populações mais vulneráveis, e enfrentar essa desigualdade exige uma agenda comprometida com a inclusão, o diálogo e a participação popular. Dessa forma, o Projeto Saúde Ambiental, desenvolvido em parceria com a Kindernothilfe (KNH), vem para promover a educação ambiental em 12 escolas estaduais de Fortaleza, além de conscientizar sobre os impactos da crise climática, estimulando práticas sustentáveis e o engajamento da juventude na defesa de seus territórios.

A partir desse projeto, nasceu também a Rede Reaver, um movimento formado por adolescentes e jovens de diferentes estados do Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte).

Sobre o Instituto Terre des Hommes Brasil

Com mais de quatro décadas de atuação, o Instituto Terre des Hommes Brasil tem construído um caminho pautado na promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Com sede em Fortaleza (CE) e presença nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Amapá, o instituto desenvolve projetos nas áreas de justiça restaurativa, educação ambiental, prevenção das violências e fortalecimento do protagonismo juvenil.