
O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) iniciou as formações em Educação Ambiental para a comunidade escolar da rede estadual de ensino em Fortaleza, com o título “Aprender para praticar: educação ambiental no cotidiano escolar”. A iniciativa integra o eixo 3 do Projeto Saúde Ambiental, no qual desenvolve ações de educação ambiental junto a estudantes e ao corpo escolar.
Destas, a formação para professores já foi realizada em três unidades: Escola Helenita Mota, Telina Barbosa e Maria Thomásia. Vale destacar que, além das formações, as ações nas escolas incluem oficinas pedagógicas, jogos educativos, gincanas, projetos de pequenas intervenções, como hortas escolares e composteiras, fortalecendo a educação ambiental na prática e no cotidiano escolar.
Formação une teoria, prática e realidade escolar
A formação é estruturada em dois módulos e uma atividade complementar. O Módulo 1, realizado em sala de aula, tem duração de duas horas e aborda temas como a importância da Educação Ambiental do local ao global, os fundamentos da Política Nacional de Educação Ambiental, a transdisciplinaridade nas escolas e as possibilidades de integração da Educação Ambiental às aulas, a partir das interseções com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O módulo também apresenta o Selo Escola Sustentável, destacando a importância da articulação e do envolvimento da comunidade escolar.
O Módulo 2, em campo, com duração de quatro horas, é definido a partir da escolha da própria escola, podendo abordar temáticas como princípios e práticas agroecológicas no ambiente escolar ou racismo ambiental, discutindo a resistência de territórios tradicionais e periféricos frente a políticas ambientais excludentes.
Como atividade complementar, os professores são convidados a elaborar e aplicar, ao longo do semestre, uma aula de Educação Ambiental em sua disciplina regular, considerando a turma atendida, as competências e habilidades da BNCC, os objetivos pedagógicos e os materiais necessários. Para apoiar esse processo, TdH Brasil disponibiliza o modelo de Plano de Aula do Selo Escola Sustentável.
Para Brenda Rozendo, Assessora Técnica de TdH Brasil, a iniciativa reforça o compromisso do Instituto Terre des Hommes Brasil com uma educação crítica, participativa e transformadora. “A gente entende que a escola é um espaço estratégico para fortalecer adolescentes, jovens como sujeitos conscientes, comprometidos com a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da justiça social.”
Sobre o Projeto Saúde Ambiental
O Projeto Saúde Ambiental tem como propósito contribuir para que crianças e adolescentes se desenvolvam em ambientes saudáveis e sustentáveis, garantindo o direito à saúde ambiental a partir do protagonismo juvenil. O eixo do projeto atua em 12 escolas estaduais de Fortaleza e fortalece práticas pedagógicas comprometidas com a sustentabilidade, a cidadania e a justiça socioambiental.


