
Na tarde da quarta-feira, 7, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, através do Projeto Saúde Ambiental, realizou na escola Maria Thomásia, uma oficina de sabão biodegradável feito a partir do óleo de cozinha reutilizado. Na ocasião, os alunos foram sensibilizados sobre o descarte incorreto de óleos, que ocasionam a poluição do meio ambiente, sendo apresentada, como alternativa, a reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão.
Além da produção do sabão em si, a oficina levantou a discussão sobre a importância do saneamento básico para a saúde da população e do meio ambiente. Brenda Rozedo, assessora técnica de TdH Brasil que conduziu a oficina, conversou com os alunos sobre a necessidade de cuidados com os recursos hídricos, sendo o óleo de cozinha um de seus poluentes.
“Nessa oficina de sabão nós tivemos a oportunidade de conversar sobre saneamento básico, e também a importância da reutilização dos materiais. Nós utilizamos o óleo para fazer um sabão biodegradável – que não degrada os recursos hídricos – e também reutilizamos embalagens tetra pak para fazer as formas desses sabões”, afirma Brenda.
Após a leitura da receita com os ingredientes e modo de preparo, com o equipamento de proteção adequado, os alunos puseram em prática todas as etapas da produção do sabão. O óleo reutilizado veio da cozinha da própria escola.
“Os alunos participaram efetivamente dessa prática. Nós também contamos com a participação das tias da cozinha, que vieram entender a importância da separação do óleo” comenta a professora da eletiva de Saúde Ambiental, Kalyane Maldonado. “Foi muito educativo, instrutivo pros nossos alunos, e também pra comunidade escolar.”
Sofia, aluna no segundo ano, fala com empolgação sobre a atividade. “Foi uma experiência nova, e que com certeza nós podemos fazer mais vezes. Muita gente aqui não sabia fazer sabão, fez hoje e gostou da experiência”, comenta a jovem.