
Na última quinta, 8, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, através do Projeto Saúde Ambiental, realizou atividade na escola Telina Barbosa da Costa, do bairro Messejana. A ação, feita em parceria com a escola e a Mar Sagrado Socioambiental, teve como objetivo expandir o espaço verde do ambiente escolar e incentivar os alunos a promoverem práticas de plantio e cultivo.
A atividade de intervenção contou com a instalação de plantas trepadeiras no pátio da escola, além de uma oficina sobre produção de composteiras. Os alunos foram sensibilizados sobre os benefícios da compostagem e a importância dos orgânicos – o que antes acabaria no lixo – pode servir como adubo para plantas. Além disso, foram apresentados acerca da construção de composteiras caseiras, com a utilização baldes e outros recipientes.
Após o momento teórico, os alunos entraram em ação e botaram a mão na terra, realizando a transferência de plantas trepadeiras para vasos no pátio da escola. A escolha das trepadeiras se deu pela possibilidade de utilização das vigas da pátio como suporte para o cultivo de plantas na área interna da escola.
Segundo a professora de biologia Gislainy Karla, essa foi apenas uma de várias ações que acontecerão ao longo do ano, dentre as quais estão a implementação da horta da escola e a construção de composteiras. As ações estão em consonância com o tema definido pela Secretaria da Educação do Ceará como norteador de 2025 — Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática —, que tem como objetivo promover a Educação Ambiental nas escolas, sensibilizando os alunos para enfrentar as questões ambientais e climáticas do presente e do futuro.
“É um momento muito especial para o Telina porque, nesse ano do meio ambiente, nós estamos transformando a mente, transformando o comportamento dessa nova geração, e trazendo pra eles uma consciência de que a natureza é de nossa responsabilidade”, afirma a professora.