
Práticas educativas voltadas para a sustentabilidade têm se mostrado fundamentais para fortalecer a educação ambiental e estimular a participação das juventudes em processos de transformação social e de cuidado com a natureza. É com esse propósito que o Projeto Saúde Ambiental vem desenvolvendo ações nas escolas atendidas pela iniciativa.
Na quarta-feira, 17 de setembro, estudantes dos quatro 1º anos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Thomásia participaram da Gincana com Artevismo Ambiental. A atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da saúde ambiental, utilizando metodologias ativas que aliam teoria e prática.
Durante a gincana, os alunos realizaram atividades como a confecção de bancos a partir do reaproveitamento de garrafas PET, a produção de coletores de resíduos sólidos utilizando caixas de papelão e a elaboração de plaquinhas indicativas para a horta e árvores da escola, que foram pintadas e instaladas pelos próprios estudantes. A programação também incluiu um quiz com perguntas sobre questões ambientais, incentivando o aprendizado e a reflexão crítica sobre os impactos da ação humana no meio ambiente.
“Foi incrível acompanhar o envolvimento dos e das estudantes durante a gincana. Eles mostraram criatividade, disposição e, sobretudo, consciência sobre a importância de cuidar do meio ambiente dentro e fora da escola.”, disse Brenda Rozendo, Técnica de TdH Brasil.




