Escola Jociê Caminha de Menezes é a 12ª escola a aderir ao Projeto Saúde Ambiental

Técnicos do Projeto Saúde Ambiental, direção, corpo docente e alunos da escola Jociê Caminha de Menezes discutir melhorias para o lugar

No último mês, dia 28/05, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, através do Projeto Saúde Ambiental, esteve na escola Jociê Caminha de Menezes, no Bom Jardim, realizando uma visita técnica. O encontro teve como objetivo identificar propostas de ações e intervenções que podem ser realizadas para trabalhar a educação ambiental na escola.

Técnicos do Projeto Saúde Ambiental, direção, corpo docente e alunos se reuniram pela tarde para dialogar e discutir melhorias para a escola. Após uma conversa na qual os alunos e professores expuseram as necessidades do lugar, houve uma caminhada pelo prédio para identificar possíveis intervenções no espaço físico.

A escola Jociê Caminha de Menezes se firma como a décima segunda escola atendida pelo Projeto Saúde Ambiental. Esse primeiro momento de visitas técnicas e escuta é fundamental para guiar a ação do projeto na instituição de ensino.

“Estamos nesse movimento de escuta, de identificar potências e fraquezas que existem ali dentre as possibilidades de fortalecer a educação ambiental nesse espaço formal”, afirma Denise Mota, geógrafa e assessora em Educação Ambiental de TdH Brasil. “Vamos aplicar algumas metodologias com os alunos para identificar possíveis problemas e soluções, tanto para a educação ambiental na escola como para a comunidade — porque a ideia é que essa educação formal vá para além dos muros da escola, que os alunos levem essas práticas para a sua vivência com o coletivo, com a comunidade, com o bairro.”

A diretora Enedite Madeira afirma que tem grandes expectativas para a atuação do projeto na escola. “É uma escola pequena, de bairro de periferia, que já tem muitos outros problemas. Então a gente chegar com um projeto que vai melhorar o espaço ambiental, que vai melhorar a convivência dos nossos alunos, professores e funcionários, é assim de excelência.”

Dentre as ações previstas após a visita técnica, estão a criação de uma horta vertical com a participação dos alunos, e a revitalização de espaços que não estão sendo utilizados pela escola, com a capinação e retirada de vegetação rasteira.

“Eu estou com muita expectativa, principalmente em relação à horta, a parte que vai incrementar outras coisas na escola, como a questão alimentar, o espaço de convivência dos meninos na hora do intervalo e outras coisas que vão vir. Pode ter certeza que é só melhorias!”, comenta Enedite.