
Durante o mês de março, a equipe técnica do Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH) Brasil visitou a escola Poeta Otacílio Colares, em Fortaleza, para apresentar o Projeto Saúde Ambiental e promover um espaço de escuta sobre as demandas ambientais da comunidade escolar. A atividade teve como objetivo compreender os desafios enfrentados pela escola e identificar oportunidades para fortalecer a educação ambiental no cotidiano dos estudantes.
Na ocasião, foi realizado um diagnóstico ambiental, buscando mapear as forças e oportunidades existentes, bem como as fraquezas e ameaças que impactam a relação da escola com o meio ambiente. Ficou definido que, uma das intervenções do projeto na escola será a criação de uma trilha ecológica na área de mata preservada dentro do perímetro escolar. A proposta visa proporcionar aos estudantes uma vivência segura e educativa em contato com a natureza, fortalecendo a conscientização ambiental e a valorização do espaço escolar.

O encontro também contou com a participação do Coletivo Meraki do Gueto, que acompanha a implementação do Projeto Saúde Ambiental na escola. A presença do coletivo foi destacada como fundamental para conectar a proposta à realidade local. “É muito importante a presença do Meraki, pois eles têm a visão local, sabem das dificuldades socioambientais enfrentadas pela comunidade melhor do que nós, e a educação ambiental precisa estar em diálogo com as memórias construídas no território”, afirmou Brenda Rozendo, assessora técnica do TdH Brasil.
O Projeto Saúde Ambiental é uma iniciativa de TdH Brasil que tem, como um dos eixos, o fortalecimento da educação ambiental em escolas estaduais de Fortaleza. Por meio de atividades formativas, diagnósticos ambientais e intervenções que prezem pela sustentabilidade dentro do ambiente escolar, o projeto busca estimular o protagonismo juvenil e envolver a comunidade escolar na construção de soluções sustentáveis para seus territórios.