Curso forma instrutores em Justiça Restaurativa para fortalecer a prevenção de conflitos no Amapá

As práticas restaurativas na Educação têm se mostrado ferramentas poderosas para transformar conflitos e fortalecer o convívio nas escolas. Foi com este propósito que o Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou, de 7 a 11 de julho, o Curso de Formação de Instrutores de Justiça Restaurativa e de Círculos de Construção de Paz, com carga horária de 120h/a, voltado para gestores e educadores da instituição, além de representantes do Poder Executivo e do Poder Judiciário.

O curso, ministrado pelo Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil), teve o objetivo de oferecer subsídios teóricos e vivenciais que fortaleçam as competências de profissionais, capacitando-os a atuar como instrutores e formar novos facilitadores em círculos de justiça restaurativa e na promoção da cultura de paz. A metodologia propõe o uso de práticas restaurativas para criar ambientes institucionais e educacionais mais saudáveis, inclusivos e de qualidade para o ensino e aprendizagem.

“Ao formar facilitadores de círculos de diálogo, fortalecemos os vínculos, ampliamos a capacidade das instituições de prevenir e resolver conflitos. Essa formação também prepara para conduzir círculos de justiça restaurativa e construção de paz — desde tomadas de decisão e apoio, até resolução de conflitos e reintegração — e para planejar processos formativos que fortaleçam a cultura de paz nos espaços educacionais e institucionais.”Renato Pedrosa, presidente de TdH Brasil