COP30: Kindernothilfe e TdH Brasil lançam edital para levar jovens da Reaver à Conferência da ONU sobre o Clima

A juventude nordestina vai marcar presença em um dos maiores palcos globais sobre o futuro do planeta. A Kindernothilfe, em parceria com o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil), acaba de lançar um edital que vai selecionar dois jovens da Reaver Nordeste para participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). Para acessar o edital completo, clique aqui.

A iniciativa é uma oportunidade de levar as vozes das juventudes periféricas para o centro do debate internacional sobre o clima. Em meio à emergência climática e às desigualdades que atingem com maior intensidade os territórios periféricos, a participação da juventude nordestina na COP30 simboliza resistência, representatividade e luta por justiça climática.

O que é a COP30?

A COP30 será a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Trata-se do principal fórum internacional para negociação e tomada de decisões sobre políticas climáticas, reunindo líderes de governos, sociedade civil, empresas e organizações do mundo inteiro.

O encontro em Belém (PA) tem um peso histórico: é a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, território central na agenda climática global.

 Jovens de periferias, comunidades tradicionais e povos originários vivem na linha de frente da crise climática. Ocupar a COP30 é garantir que essas experiências e soluções construídas coletivamente sejam reconhecidas e consideradas nos acordos e decisões que impactam o planeta.

Acesse o edital completo aqui.