Jovens discutem sobre políticas ambientais em encontro geral da Reaver

Evento promoveu minioficina e dinamizou a integração entre os participantes. Foto: TdH Brasil/ Rede Reaver

No domingo (14), 39 adolescentes e jovens se reuniram no Encontro Geral da Reaver, nas instalações da Instituição O Pequeno Nazareno. O evento, que contou com o apoio de TdH Brasil, KNH e BMZ, visou fortalecer a atuação da rede no município de Fortaleza, além de ofertar subsídios teóricos sobre as políticas ambientais e como incidir na sua implementação. Houve também a criação do GT de incidência política, assim como a integração e recreação dos participantes.

O evento, exclusivo para integrantes da rede Reaver, proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os coletivos integrantes da rede. Na minioficina sobre políticas ambientais e suas implementações práticas, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e outros subsídios teóricos que são fundamentais para a compreensão e a ação em prol do meio ambiente.

Foto: TdH Brasil/ Rede Reaver

Leticia, do coletivo Alium Resistência, falou um pouco sobre a importância de vários coletivos se reunirem. “Esse momento é muito importante por que trata da representatividade da fala de adolescentes e jovens, que juntos podem contribuir, através das suas próprias experiências dentro da periferia. Além de ter essa oportunidade de compartilhamento de vivências e aprender coisas que poderemos repassar para o nosso próprio coletivo ou pessoas do nosso próprio território”, comentou.  

Thayná Sousa, articuladora do projeto saúde ambiental de TdH e integrante do coletivo Revide, afirmou que o intuito do encontro foi “para se conectar com a natureza e aprender um pouco mais sobre o assunto. Só assim conseguimos lutar com firmeza pelo o que a gente quer e pelo que entende, para que o nosso meio ambiente seja sustentável”, disse.  

Foto: TdH Brasil/ Rede Reaver

Além da minioficina, os participantes foram convidados a integrar os Grupos de Trabalho (GT) da rede, definidos como GT de incidência política, formação e comunicação. Ficou definido, durante o encontro, que os grupos se reunirão no último sábado de cada mês para discutir e estabelecer um cronograma de ações. Essa estrutura visa não apenas a capacitação dos jovens, mas também a criação de um ambiente colaborativo para a construção de uma cidade mais sustentável.

O encerramento do encontro proporcionou um momento de integração e recreação, para os jovens aproveitarem o espaço verde, o campo de futebol, quadra e piscina pertencentes às instalações do local. Esse momento de descontração reforçou a união entre os participantes, criando laços que fortalecem a rede e suas futuras ações.

MAIS POSTS