Jornalistas da Kinderothilfe Alemanha visitam Projeto de Saúde Ambiental do Instituto Terre des Hommes Brasil

© Kindernothilfe l Jakob Studnar

Com o objetivo de realizar uma reportagem sobre os impactos das mudanças climáticas na vida de crianças e adolescentes no nordeste do Brasil, durante os dias 20 à 22 de outubro, os jornalistas da organização internacional Kindernothilfe (KNH) visitaram o Projeto de Saúde Ambiental do Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) e conheceram as iniciativas de educação e conscientização ambiental.

O Projeto de Saúde Ambiental, que conta com o apoio da KNH, realiza ações de educação ambiental que vão desde atividades em escolas até a promoção de oficinas práticas e eventos voltados à sustentabilidade. Para Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, “é uma honra recebermos os jornalistas da KNH para mostrar o impacto do nosso trabalho em parceria com a organização. A presença deles fortalece a relevância do projeto para as comunidades locais e destaca a importância de promovermos práticas sustentáveis para crianças e adolescentes.”, destacou.

Durante a visita, estiveram presentes Johannes Miksch, Angelika Böhling, Katharina Draub, Jakob Studnar, Sinan Beils, Flávia Regina e Karsten Schwanke, renomado jornalista e meteorologista da Alemanha. A equipe pode participar de atividades de campo junto aos jovens e conhecer os coletivos que integram o projeto.

Durante o 1º Festival da Rede Reaver, ocorrido no domingo (20), os jornalistas puderam acompanhar uma programação cultural que reuniu a juventude de Fortaleza em uma série de atividades, incluindo palco aberto, feira expositora e batalhas de rap, trazendo à tona pautas de justiça climática. No dia seguinte, em visita à comunidade quilombola do Cumbe, localizada no município de Aracati, a equipe vivenciou uma imersão no território e na luta do povo quilombola pela preservação de seus ecossistemas. Já na segunda-feira (22), a equipe visitou o Coletivo Pantanal em Ação, no bairro Bom Jardim, que realiza atividades na região com foco no enfrentamento do racismo ambiental. A programação encerrou com uma visita à Escola Comendador Miguel Gurgel, em Messejana, onde participaram de uma roda de conversa sobre mudanças climáticas com o jornalista Karsten Schwanke e da atividade “Árvore das Soluções”.

MAIS POSTS