Durante a manhã e à tarde desta terça-feira (27), a equipe do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), realizou uma Oficina sobre Protagonismo Estudantil na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O evento foi destinado aos orientadores educacionais da SME e teve como objetivo principal fortalecer as competências sobre protagonismo juvenil. O encontro visou reconhecer o protagonismo dos estudantes como uma força essencial na construção de um ambiente escolar seguro, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o fortalecimento dessa prática, além de promover a troca de experiências entre os orientadores.
Amarildo Lima, orientador educacional da Escola Zaíra Monteiro Gondim, destacou a importância dessas formações. “São momentos extremamente ricos, pois conseguimos identificar alunos com potencial de protagonismo. Isso nos permite enxergar as coisas de outra maneira, e esse novo olhar faz com que eu tente sensibilizar meus parceiros, colegas, professores e alunos”, comentou.
Pedro Álisson, psicólogo de TdH Brasil, também compartilhou suas impressões sobre o tema abordado. “A ideia é discutir com os orientadores as conceituações sobre protagonismo juvenil, abordar a teoria das relações adultocêntricas e como essas relações interferem no protagonismo juvenil. Explorar também a construção dos direitos de crianças e adolescentes, as questões raciais, as boas práticas no contexto escolar e as práticas de protagonismo juvenil promovidas por TdH”, explicou.
Na ocasião, os adolescentes e jovens da Rede Reaver e do grupo Égide, estiveram presentes compartilhando suas práticas e experiências dentro dos projetos promovidos pelo Instituto Terre des Hommes Brasil.