Na última sexta-feira, 19, o Instituto Terre des Hommes Brasil, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), celebrou a conclusão do Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. Com duração total de 40 horas/aula, o curso abrangeu sessões teóricas, realizadas entre os dias 17 e 19 de junho, e formações práticas, ocorridas de 15 a 19 de julho.
Voltado para magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores da Justiça estadual e membros da comunidade, o curso foi organizado em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para a formação de facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. A estrutura do curso foi dividida em dois módulos principais: o primeiro, focado nos fundamentos teóricos da justiça restaurativa, incluindo conceitos, normativas e a história da prática no Brasil e no mundo; e o segundo, dedicado à aplicação prática, permitindo que os participantes adquirissem habilidades na facilitação de círculos em diversas situações, desde as mais simples até as mais complexas. Além disso, a formação inclui encontros de supervisão destinados a fortalecer a atuação dos recém-formados facilitadores.
Ao final do treinamento, profissionais de diversas áreas, como educadores, advogados, psicólogos, mediadores, conciliadores e estudantes, “todos concluíram a formação capacitados para conduzir círculos de justiça restaurativa e construção de paz em contextos de crimes, atos infracionais e casos de indisciplina e entre outros”, complementou Renata Araújo, assessora técnica de TdH Brasil.