
O Projeto Elos de Proteção realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, atividades lúdicas nas escolas estaduais Maria Thomásia e Helenita Mota, em Fortaleza. As ações tiveram como objetivo despertar os sentidos e a criatividade dos estudantes para a importância da prevenção e da proteção contra diferentes formas de violência no ambiente escolar.
A programação contou com jogos, brincadeiras e momentos de descontração, envolvendo crianças e adolescentes em dinâmicas de reflexão e sensibilização. Em parceria com o Coletivo Revide, grupo formado por adolescentes e jovens engajados no enfrentamento às violências e em pautas socioambientais, as atividades ganharam ainda mais potência.
O cortejo de batuque abriu espaço para expressões artísticas como poesias, slam e uma peça teatral que abordou as violências dentro da escola. O intuito foi evidenciar de forma criativa como essas situações podem se manifestar no cotidiano escolar e, principalmente, como os alunos podem se proteger e denunciar.
“Os intervalos lúdicos são momentos importantes dentro das escolas parceiras do Projeto Elos de Proteção, pois proporcionam espaços de lazer, cultura, participação, interação e ludicidade no enfrentamento às violências. Através desses diálogos, conseguimos repassar informações sobre prevenção e combate à violência dentro da escola. Atividades como teatro, cortejo de batuque, poesias e slam, realizadas em parceria com o Coletivo Revide, despertam os sentidos e a criatividade dos estudantes, fortalecendo a cultura de proteção e a consciência coletiva para um ambiente escolar mais seguro e saudável.”, destacou Josiberto Sousa, Técnico de TdH Brasil.


