Exposição “Olhares Marginais” dá início à itinerância em escolas estaduais de Fortaleza

Realização de TdH Brasil e Rede Reaver envolve jovens da própria Rede na criação de mostra que denuncia o racismo ambiental nas periferias urbanas

A Escola Telina Barbosa, em Fortaleza, recebe a partir desta segunda-feira (11/08), às 8h, o lançamento da Exposição Itinerante Olhares Marginais. A mostra é uma realização do Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) e da Rede Reaver, com o objetivo de sensibilizar estudantes e provocar reflexões sobre as desigualdades socioambientais vividas nas periferias.

Para a concepção da exposição, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) da Exposição, formado por adolescentes e jovens da Rede Reaver. O grupo se dedicou a todo o processo de construção: discutiu ideias, selecionou fotografias e definiu a narrativa visual que conduziria o público pela realidade dos territórios periféricos. O resultado é um conjunto de imagens que revelam tanto o cotidiano marcado pelo racismo ambiental e pela ausência de políticas públicas, quanto as estratégias de resistência e as potências que emergem dessas comunidades.

A itinerância vai percorrer 12 escolas estaduais de Fortaleza até outubro, levando para diferentes bairros uma representação autêntica das vivências da juventude periférica. Mais do que uma exposição fotográfica, Olhares Marginais é também um espaço de afirmação: a periferia produz conhecimento, arte e crítica social.

A iniciativa integra o projeto Jovens como Protagonistas da Saúde Ambiental no Nordeste do Brasil, executado pelo TdH Brasil em parceria com a entidade filantrópica alemã KNH e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Serviço
Exposição “Olhares Marginais”
Abertura: 11 de agosto de 2025, às 8h
Local: Escola Telina Barbosa – Fortaleza (CE)
Visitação: 11 de agosto a 31 de outubro de 2025
Percurso: 12 escolas estaduais de Fortaleza