
Entre os dias 9 e 16 de junho, a equipe do Instituto Terre des Hommes Brasil percorreu 3 municípios do estado do Piauí, acompanhada da articuladora estadual da Rede Reaver. A iniciativa teve como objetivo realizar Oficinas de Educação Ambiental, escutar as juventudes que integram a Reaver no território, fortalecer os vínculos com as instituições locais parceiras, e entregar, de forma simbólica, as peças de cerâmica produzidas no 2º Encontro Regional de Jovens pela Educação Ambiental.
Durante a semana, foram realizadas 4 oficinas de educação ambiental com foco no fortalecimento das práticas sustentáveis e no diálogo sobre os desafios climáticos na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Escola Mercerdes Costa, na Kolping do município de Campo Largo e Pedro II.
Já as visitas marcaram um reencontro potente com os coletivos e organizações de base que compõem a Reaver Piauí, promovendo um espaço de troca, escuta ativa e articulação para as próximas ações da rede no estado. Na ocasião, foram visitadas as seguintes instituições e coletivos: Associação Mude os Hábitos, Mude o Mundo; Liga Acadêmica de Ecologia e Conservação; integrantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade do Piauí (UNIP); Coletivo Jovens de Meio Ambiente do Piauí (CJMAPI); escola Professora Maria de Lourdes Rebêlo; Obra Kolping (Porto, Campo Largo, Lagoa de São Francisco e Pedro II); e Casa Zambelê.
“Essa circulação foi essencial para nos reconectarmos com a base, compreender as dinâmicas locais e reafirmar a importância de uma educação ambiental que parte dos territórios e das vivências das juventudes. A Reaver Piauí é potente, diversa e tem muito a contribuir com a construção de alternativas sustentáveis”, afirma Brenda Rozendo, assessora técnica de TdH Brasil.
A ação integra o Projeto Saúde Ambiental, desenvolvido pelo Instituto TdH Brasil com apoio da Kindernothilfe (KNH) e do Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).







