1º Festival Pelo Clima da Rede Reaver fortalece resistência e luta por justiça socioambiental

Com muita arte e ativismo, jovens de Fortaleza ocupam espaços para celebrar a força coletiva e reafirmar a luta contra o racismo ambiental nos territórios. © TdH Brasil l Inaiê

Como forma de promover a resistência, a cultura e o ativismo ambiental, no domingo, 20 de outubro, a Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver) realizou o seu 1º Festival Pelo Clima. Com o tema “Revendo esperanças e semeando o futuro”, o evento reuniu na Barraca Foi Sol jovens, coletivos e militantes da causa socioambiental para refletir e se expressar através da arte.

Com uma programação que valorizou a arte como ferramenta de denúncia e mobilização, o festival trouxe apresentações de slam, batalhas de rima, reggae e uma oficina de passinho. Além disso, uma feira de produtos sustentáveis deu espaço para empreendedores locais, reforçando a importância de uma economia solidária e consciente. O evento, que foi construído coletivamente pelos próprios adolescentes e jovens da Reaver, destacou as pautas de justiça climática e combate ao racismo ambiental — desafios que a juventude das periferias conhece de perto.

Para Thayná Sousa, articuladora do Projeto de Saúde Ambiental de TdH Brasil, o festival foi uma experiência transformadora: “Construir o festival pra mim foi incrível, foi intenso, mas tudo que veio foi lucro. Todas as rodas foram pensadas pra galera curtir. Na parte artística, a gente consegue mostrar que a rede é repleta de força, energia, vontade de revolucionar e que a juventude se une pra fazer acontecer. Tudo aconteceu lindamente e na linguagem da gente”, compartilhou Thayná.

MAIS POSTS