Revitalização através da arte: Campanha de Valorização da Escola Júlia Alves Pessoa realiza intervenções no ambiente escolar

Ação, feita em parceria com o Coletivo Revide, já está em sua segunda edição, e deu continuidade ao processo de transformação do espaço escolar. (FOTO: TdH/Divulgação)

No sábado, 28 de setembro, foi realizada mais uma ação da Campanha de Valorização da Escola Júlia Alves Pessoa, trazendo intervenções artísticas como forma de valorização da vida e resistência cultural. A atividade revitalizou as portas dos banheiros, cobrindo mensagens homofóbicas, racistas e machistas com arte, promovendo o respeito à vida e ao meio ambiente.

A ação, feita em parceria com o Coletivo Revide, já está em sua segunda edição, e deu continuidade ao processo de transformação do espaço escolar iniciado com a revitalização do muro externo da escola, que ganhou grafites com mensagens sobre a preservação do meio ambiente.

(FOTO: TdH/Divulgação)

Denise Mota, assessora técnica de TdH Brasil, destacou a importância dessa iniciativa em parceria com o Coletivo Revide. “A escola, que já faz parte do projeto, está sendo transformada pela campanha de valorização, trazendo arte, cor e vida ao ambiente escolar. Queremos mostrar que aqui dentro tem vida, e precisamos cuidar desse espaço, evitando o acúmulo de lixo e reforçando que o ambiente escolar deve ser acolhedor e formativo. As ações de grafite e a revitalização das portas dos banheiros estão dando uma nova cara à escola”, disse. 

Gabriele, estudante da Escola Júlia Alves e integrante do Coletivo Revide, ressaltou a importância da participação dos próprios alunos na revitalização. “Essa atividade é muito importante para nós, porque traz a cara da juventude para a escola. Quando pensamos em revitalizar as portas dos banheiros, foi algo muito significativo, pois são os alunos que convivem aqui diariamente. Trazer mais cor e arte para nossa escola deixa o ambiente mais agradável e acolhedor”, comentou. 

(FOTO: TdH/Divulgação)

Pedro, também estudante da escola, complementou. “Nessa segunda edição, estamos focados em preservar o que é nosso e em deixar tudo mais bonito. É uma forma de combater a violência que, infelizmente, também se expressa nas paredes. Agora, o ambiente está mais agradável, e precisamos continuar preservando o nosso espaço”, ressaltou. 

A campanha, realizada pelo Projeto Saúde Ambiental do  Instituto Terre des Hommes Brasil,  segue mobilizando estudantes e a comunidade escolar em ações que promovem o cuidado com o meio ambiente, a valorização da vida e a transformação do espaço escolar.

MAIS POSTS