Intercâmbio em Ocara promove troca de experiências entre grupos de jovens sobre abuso sexual

Com apoio de TdH e do HNH, o intercâmbio teve metodologia participativa que incluiu rodas de conversa, dinâmicas, círculo de construção de paz, entre outros (FOTO: TdH/Divulgação)
Com apoio de TdH e do HNH, o intercâmbio teve metodologia participativa que incluiu rodas de conversa, dinâmicas, círculo de construção de paz, entre outros (FOTO: TdH/Divulgação)

O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH)  promoveu, entre os dias 26 e 28 de julho, um intercâmbio entre adolescentes e jovens do grupo Égide  e do Movimento de Ajuda Familiar de Ocara (Mafo), em Ocara, no estado do Ceará. o intercâmbio acontece anualmente, desde 2022.

Na ocasião, o encontro teve o objetivo  de trocar experiências entre os(as) participantes do projeto e de outras cidades que também trabalhem com o tema do abuso sexual. No total, o intercâmbio contou com cerca de 25 pessoas.

Além de discutir o protagonismo juvenil na temática do abuso sexual, o momento foi importante para ampliar conhecimentos e experiências pessoais, assim como fortalecer os vínculos entre os grupos.

“Para esse ano pude perceber, de forma mais marcante, o crescimento individual de cada um dos jovens integrantes do grupo Égide. Eles estão mais maduros, mais independentes e com uma autonomia muito bonita que é percebida na facilitação de momentos de aprendizagem e troca de experiências. Esse ano eles conduziram um círculo de construção de paz com muita sensibilidade e total domínio da metodologia, além de estarem totalmente integrados à proposta do intercâmbio”, comenta Evelyne Lima, assessora técnica de TdH.

No total, o intercâmbio contou com cerca de 25 pessoas. (FOTO: TdH/Divulgação)
No total, o intercâmbio contou com cerca de 25 pessoas. (FOTO: TdH/Divulgação)

Com apoio de TdH e do HNH, o intercâmbio teve metodologia participativa que incluiu rodas de conversa, dinâmicas, círculo de construção de paz, utilização de jogos pedagógicos e ainda visita a pontos históricos e importantes para a cidade.

Nos três dias de encontro, observou que todos os participantes tiveram uma ótima integração entre si, desde os primeiros contatos até o momento de despedida dos grupos. Para o próximo, Evelyne Lima projeta uma troca de experiências com jovens tão engajados como os que aconteceu este ano.

“É sempre muito bom encontrar as juventudes que atuam em diferentes realidades e poder aprender com elas. Queremos ainda que mais jovens do Égide possam ter a experiência de estar em intercâmbio trocando experiências de vida com outros jovens cearenses e quem sabe até de outros estados”, finaliza a assessora.

MAIS POSTS