
Com mais de 15 anos de experiência na aplicação e disseminação de práticas restaurativas, o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) tem acumulado aprendizados e resultados promissores na promoção da cultura de paz e na transformação de conflitos. Como parte desse compromisso, a organização realizou, entre os dias 25 a 29 de maio, o Curso de Formação de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz.
O curso teve como objetivo formar profissionais multiplicadores para conduzir processos restaurativos, a fim de oferecer subsídios teóricos e práticos para atuarem como instrutores e formar novos facilitadores em círculos de justiça restaurativa e promoção da cultura de paz.
Para Edvania Morais, professora da Rede Municipal de Ensino de Natal (RN), o curso veio para fortalecer a sua atuação na rede de educação. “Participar deste curso tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. Em Natal, construímos uma política pública que instituiu o Centro de Diálogo Escolar, onde atuamos como facilitadores de Justiça Restaurativa nas escolas. Dessa forma, o curso vem para fortalecer a nossa atuação na educação, como uma forma de propor um novo olhar: sair da lógica da punição e investir no diálogo, na escuta, na reconstrução das relações e na valorização do potencial de cada pessoa.”, comenta.
Ao longo do percurso, os participantes vivenciaram muitas metodologias ativas, teóricas e práticas, voltadas à Justiça Restaurativa, fortalecendo assim seus conhecimentos e habilidades para atuarem como professores e professoras de formação de facilitadores dos círculos de justiça restaurativa e construção de paz.
Jessica Lima, que veio de Mossoró para participar da formação, destacou que a as metodologias superaram suas expectativas. “Estou gostando muito de como a condução da formação vem sendo feita, uma combinação de metodologias ativas, momentos de reflexão coletiva, discussão e aprofundamento dos conteúdos. Será um divisor de águas na minha trajetória profissional. Acredito que quanto mais instrutores e facilitadores tivermos atuando nessa perspectiva, maior será a possibilidade de ampliar espaços de escuta, diálogo e construção coletiva de soluções.”, disse.



Renato Pedrosa, presidente de Terre des Hommes Brasil e um dos professores do Curso, junto com psicológica e Instrutora, Lastênia Soares, abordou sobre o significado que a formação tem para o instituto. “A Formação surgiu a partir da crescente demanda de pessoas interessadas em multiplicar as práticas restaurativas em seus territórios e instituições. A etapa inicial contempla 40 horas de formação teórico-vivencial, mas este é apenas o começo de uma jornada. Cada participante vai planejar e realizar um Curso de Formação de Facilitadores, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática, e conta ainda com 10 horas de supervisão”, disse.
Ao final do percurso formativo, os(as) participantes terão cumprido 120 horas de formação, articulando conhecimento teórico, prática supervisionada e experiência docente. Mais do que concluir um curso, terão desenvolvido competências para atuar como instrutores(as), capazes de planejar, conduzir e acompanhar processos formativos em Justiça Restaurativa e Construção de Paz, contribuindo para a ampliação de uma rede de multiplicadores comprometidos com a cultura de paz, o diálogo e a transformação de conflitos em diferentes contextos sociais e institucionais.