PROTAGONISMO JUVENIL

O protagonismo juvenil é a participação de crianças, adolescentes e jovens enquanto sujeitos detentores de direitos nos acontecimentos que interferem no âmbito da vida pessoal e no contexto social e comunitário onde estão inseridos, entendendo que este é um processo resultante de uma ação educativa que favorece o desenvolvimento de sua autonomia, responsabilidade e cidadania.

cicero da silva

"Tudo que nós aprendemos no grupo de adolescentes repassamos para outras pessoas para que elas também sejam beneficiadas. Através das ações feitas por nós outras pessoas e adolescentes ficam sabendo da existência do projeto e se engajam para serem agentes da paz na comunidade e colaboradores na prevenção à violência. Eu, por exemplo, levo muito do que aprendo no projeto para a comunidade onde moro porque devemos sempre compartilhar ações que promovam a paz onde vivemos".

Cícero da Silva Cícero Silva, adolescente beneficiário do projeto Mucuripe da Paz

O Instituto Terre des hommes Brasil entende o protagonismo juvenil através do estímulo e fortalecimento das competências de crianças, adolescentes e jovens a partir do enfoque de uma política com temática psicossocial, através de uma articulação de capacidades que contribuem na compreensão e intervenção do sujeito no seu contexto, seja ele social ou cultural, nas políticas públicas, na defesa dos direitos etc. Essas articulações os ajudam a construir as suas respectivas trajetórias de vida.

A instituição luta para fortalecer a autonomia e a participação democrática, garantindo iguais oportunidades para meninos e meninas na construção de suas identidades individuais e coletivas na transformação social. Procuramos estimular as suas competências para que seus processos reflexivos e criativos sejam fortalecidos nos espaços de participação, garantindo a eles o direito à voz.

O Instituto possui vários eixos de atuação para a promoção do protagonismo juvenil. No desenvolvimento de projetos junto a instituições parceiras, estabelecemos vínculos através de rodas de conversa, círculos de diálogos e avaliações técnicas. No âmbito escolar, focamos em contribuir para que as escolas previnam e abordem de forma restaurativa os conflitos.

Atuamos no âmbito comunitário com a elaboração e a testagem de estratégias de prevenção e enfrentamento da violência em comunidades. O Modelo de Ação do projeto Mucuripe da Paz traz mais detalhes sobre o trabalho realizado na comunidade com a participação direta de seus atores sociais, inclusive, os adolescentes e jovens.

  •  

No ambiente das medidas socioeducativas, temos como objetivo fortalecer o adolescente em conflito com a lei como ator social e detentor de direitos, estimulando-o a identificar as suas responsabilidades e possibilidades de cumprimentos dos acordos. Além disto, o instituto contribuiu com a elaboração e colabora para a testagem do Manual de Medidas Socioeducativas de Fortaleza, no Ceará.