Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Protagonismo Juvenil

Para o Instituto Terre des hommes Brasil, o Protagonismo Juvenil é a participação de crianças e adolescentes, enquanto sujeitos de direitos, nos acontecimentos que interferem no âmbito da vida pessoal e no contexto comunitário, social e público onde estão inseridos, entendendo que este é um processo resultante de uma ação educativa que favorece o desenvolvimento de sua autonomia, cidadania e responsabilidade.

O que nós fazemos

 

 

ENTENDENDO O PROTAGONISMO JUVENIL


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil entende o Protagonismo Juvenil através do estímulo e fortalecimento das competências de crianças, adolescentes e jovens sob enfoque de uma política com temática psicossocial, através de uma articulação de capacidades que contribuem na compreensão e intervenção do sujeito no seu contexto, seja ele social, cultural, políticas públicas, defesa dos direitos etc. Essas articulações os ajudam a construir seu caminho de vida.  Ressalta-se que a participação de adolescentes e jovens é uma ação fundamental para promover o protagonismo juvenil, mas ela deve ser autônoma, democrática e não manipuladora.

 

FORTALECENDO A AUTONOMIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


 

  

 

A instituição luta para fortalecer a autonomia e a participação democrática, garantindo iguais oportunidades para meninos e meninas na construção de suas identidades individuais e coletivas na transformação social. Procuramos estimular suas competências para que seus processos reflexivos e criativos sejam fortalecidos nos espaços de participação, garantindo seu direito à voz.

 

ATUANDO NOS ÂMBITOS ESCOLAR, SOCIOEDUCATIVO E COMUNITÁRIO


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil possui vários eixos de atuação para a promoção do Protagonismo Juvenil. No desenvolvimento de projetos junto a instituições parceiras, estabelecemos vínculos através de rodas de conversa, círculos de diálogos e avaliações. No âmbito escolar, com foco em grêmios estudantis como espaço de inclusão e estímulo para o protagonismo juvenil. No ambiente de medidas socioeducativas, temos como objetivo fortalecer o adolescente em conflito com a lei como ator social e detentor de direitos, estimulando-o identificar suas responsabilidades e possibilidades de cumprimentos dos acordos. Por fim, atuamos no âmbito comunitário através da elaboração situacional daquela comunidade e de processos educativos, tendo como temática o protagonismo juvenil e seus impactos para incidência política.

 

 

"Foi muito gratificante participar do círculo porque me levou a refletir acerca dos meus atos e voltar atrás nas minhas atitudes. Quando fiz o curso é que eu pude perceber as minhas atitudes erradas e busquei melhorar. O meu comportamento melhorou, super melhorou. Fiquei menos agressiva e aprendi a aceitar a repreensão dos professores, a respeitá-los. Mesmo sabendo que vivemos entre pessoas que têm opiniões diferentes, passei a entender mais os outros e a se colocar no lugar do outro."

Rebeca Lima, Estudante

Leia mais...

Tópicos relacionados

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão as novidades da Tdh Brasil.