Círculos de Construção de Paz

É uma metodologia que promove encontros circulares em um ambiente acolhedor e seguro, buscando fortalecer vínculos, o empoderamento, a reparação de danos e a atenção às vítimas.

Promovendo a Cultura de Paz

O Instituto Terre des hommes Brasil, em parceria com quatro escolas situadas no Grande Mucuripe, em Fortaleza (CE), por meio do projeto “Mucuripe da Paz”, realiza círculos de construção de paz com adolescentes com o objetivo de fortalecer os vínculos no ambiente escolar, de conscientizar e prevenir a violência a partir do diálogo, de promover a cultura de paz e reparar possíveis danos causados por situações de violência.

"A cultura de paz é a ferramenta mais poderosa que temos para extinguir a violência e construir um mundo melhor"

O poder transformador dos Círculos

Os círculos de construção de paz resgatam formas ancestrais de congregar pessoas e criar vínculos, através de encontros circulares em um ambiente seguro e respeitoso, entre pessoas diretas e indiretamente envolvidas em situação de conflito, violência e ato infracional, voluntárias e dispostas a buscar resolver os problemas ocasionados e/ou buscar encontrar uma alternativa sustentável diante destas situações.

Oportunidade de reflexão e mudança de atitude

Se colocar no lugar do outro e sentir um pouco do que passa o próximo em sentimentos externados nos círculos de paz é uma oportunidade para os participantes refletirem e repensarem suas atitudes e palavras direcionadas para si mesmo ou para com o outro ou fortalecer o que já carrega dentro de si como prática voltada para a cultura de paz.

"Uma cultura de paz promove o respeito, a empatia e a cooperaçãopara a harmonia entre os povos."

Faça a diferença

Contribua com uma doação e ajude a transformar vidas. Seja parte dessa causa e junte-se a nós para criar um impacto positivo. Cada colaboração conta.