PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Para o Instituto Terre des hommes Brasil, as formações no campo da prevenção da violência junto aos parceiros da Rede de Proteção tem o intuito de capacitar os profissionais das escolas, atores sociais da comunidade e os adolescentes e jovens para a implantação de uma cultura de paz e fortalecer os esforços de forma colaborativa na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Justiça Juvenil Restaurativa como base das formações

Através dos cursos de formação, de workshops e seminários, o Instituto Terre des hommes Brasil busca promover a difusão dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa como estratégia para a pacificação de conflitos no ambiente escolar e comunitário e o tratamento de situações de violência envolvendo crianças e adolescentes, sensibilizando e capacitando profissionais das redes parceiras acerca dos princípios, valores e procedimentos da Justiça Juvenil Restaurativa.

"A prevenção começa com a promoção do respeito mútuo e da educação, construindo uma sociedade onde a paz seja a única arma."

Capacitação para a difusão da Cultura de Paz

Para entender a importância de se implantar uma cultura de paz, é preciso que os atores sociais envolvidos sejam capacitados e motivados a promoverem ações de prevenção da violência em seus espaços de atuação e de circulação na comunidade. Em nossas formações, instrumentalizamos os cursistas com base na metodologia dos Círculos de Construção de Paz como prática pedagógica para a prevenção da violência infantojuvenil e a implantação da cultura de paz.

Práticas Circulares e a Justiça Juvenil Restaurativa

O Instituto desenvolve atualmente o projeto Círculos em Movimento: construindo comunidades escolares restaurativas no Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso à Justiça Restaurativa a crianças e adolescentes, principalmente, os que estão em situação de vulnerabilidade social, como estratégia de proteção e de prevenção da violência em âmbitos escolares e promoção da cultura de paz.

"Uma cultura de paz promove o respeito, a empatia e a cooperaçãopara a harmonia entre os povos."

CURSOS

O Instituto promove cursos de formação visando a prevenção da violência no ambiente escolar e comunitário. Atualmente, o foco é promover capacitação a diretores e professores das escolas atendidas pelo projeto Mucuripe da Paz no Grande Mucuripe com a realização periódica do curso Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa.