Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Justiça Juvenil Restaurativa

A Justiça Juvenil Restaurativa se configura como um modelo de justiça centrado na restauração dos vínculos individuais, sociais e comunitários de pessoas afetadas por um conflito, dano ou ato infracional através das práticas restaurativas, que buscam o diálogo como ferramenta de superação dos problemas enfrentados.

1.127 adolescentes em conflito com a lei atendidos em 2016
+ 3000 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos participaram de eventos formativos em 2016

O que nós fazemos

 

 

Incidência Política

Tdh Brasil acredita que não ocorra mudança sem controle social, e por tal motivo está articulada com os principais atores que atuam nas ações relativas aos direitos de crianças e adolescentes, objetivando uma confluência de forças para alcançar metas em caráter preventivo e nas esferas de direitos.

Formações

O Instituto Terre des hommes Brasil compreende os processos formativos como estratégia de fortalecimento das competências de parceiros e instituições das zonas de intervenção visando a sua qualificação para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso país.

Sistema de Justiça

No âmbito do Sistema de Justiça, o Instituto Terre des hommes Brasil busca oferecer a partir de formações em Justiça Juvenil Restaurativa, com aportes teóricos e práticos para a implementação do enfoque restaurativo no atendimento judicial de adolescentes que estão em conflito com a lei.

Saiba mais Saiba mais Saiba mais

 

 

 

 

 

TRABALHANDO PARA ALCANÇAR A JUSTIÇA RESTAURATIVA


 

 

 

A Justiça Restaurativa é uma abordagem das situações de conflito, violência e infração envolvendo a vítima, o autor do ato infracional e a comunidade. Essa abordagem favorece a construção de soluções que gerem a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, o restabelecimento da conexão entre as partes envolvidas e seu empoderamento.

 

 

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS


 

 

 

Nós trabalhamos pela implementação de medidas socioeducativas que promova a efetivamente a responsabilização do adolescente que cometeu ato infracional repense sua conduta e receba, através do atendimento, a atenção e o acesso às condições necessárias para não reincidir na infração, de modo que permita sua reintregração familiar, comunitária e social.

 

 

TRABALHANDO COM AS AUTORIDADES LOCAIS


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil dá ênfase a uma abordagem restauradora para lidar com crianças e adolescentes em conflito com a lei, visto que os mesmos são pessoas em desenvolvimento. Esta abordagem deve ser sistematicamente integrada no curso de formação profissional para funcionários públicos e instituições públicas envolvidas na Justiça Juvenil (por exemplo, juízes, promotores e advogados). Por último, o Instituto realiza campanhas de sensibilização para informar o público sobre os benefícios desta abordagem no interesse comum da sociedade.

 

 

RESTABELECENDO VÍNCULOS


 

 

 

Nós lutamos para propiciar um espaço de diálogo através do qual se busca, coletivamente, restaurar os vínculos das relações, de acordo com cada circunstância, reparar danos e promover responsabilidades através das práticas restaurativas.

 

  

Tdh Brasil e a Justiça Juvenil Restaurativa no País

"É muito bom pra mim, por que eu tô recebendo mais uma oportunidade. As pessoas podem ter o exemplo de mim como eu era antes e podem ver o exemplo do meu lado bom também. "

Fernando, Estudante

Leia mais...

Tópicos relacionados

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão as novidades da Tdh Brasil.